Siga-nos

Lista de Orçamentos

O SUCESSO DE UMA SAFRA COMEÇA NA ENTRESSAFRA

Ao se aproximar o fim da safra verão 22/23, os agricultores de diferentes regiões produtoras de grãos do país se deparam com intempéries climáticas que estão afetando o potencial produtivo das áreas. A falta de chuvas no Estado do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina assola o produção de soja e milho, enquanto Paranaenses estão a ponto de perder produção pelo excesso da mesma no momento da colheita. O sucesso de uma excelente safra começa na entressafra, muitos sabem disso, mas muitas vezes não o fazem, o uso das plantas de cobertura no período do inverno pode amenizar os problemas citados, como também elevar patamares de produtividade onde o clima correu de forma normal.

O uso das plantas de cobertura no inverno, trata do cultivo de plantas que vão trabalhar no inverno trazendo benefícios para as culturas de verão, em especial a mistura de espécies, popularmente conhecido como mix de cobertura. O mix de cobertura se trata de diferentes espécies de plantas misturadas e que apresentam resultados sempre positivos para as culturas sucessoras. Cada mix apresenta em sua composição percentuais e espécies diferentes, todos previamente testados, a fim de proporcionar as características necessárias para cada cultura especifica que será semeada logo em seguida.

Mas e quando se fala em segurança ao produtor, o que um mix pode agregar?

Nas regiões que sofrem pela estiagem pode-se notar uma grande diferença em áreas protegidas por mix de coberturas e áreas de pousio ou culturas solteiras no solo,  apresentando menores percas na produção de grãos, pois o as plantas de cobertura irão ciclar e reciclar nutrientes que estavam em partes do solo que não seriam alcançadas pelo sistema radicular pouco desenvolvido nesta safra, e deixar disponível em superfície para as plantas, outro benefício é a menor perca de agua do solo por evapotranspiração e diminuição da temperatura do solo, mantendo assim características favoráveis para produção por mais tempo.

Nos casos onde produtores já estão com acumulado de mais de 600mm em entre janeiro e fevereiro, áreas com pouca cobertura, correm o risco de perder nutrientes por lixiviação e danos por erosão do solo, como também problemas na germinação das áreas safrinha 23/23 já semeadas, riscos estes que são muitas vezes evitados ou amenizados com o uso correto das plantas de cobertura. Além de propiciar características favoráveis para implantação da safrinha, e melhor arranque inicial da cultura, resultando em ganhos de produtividade na colheita.

Estudiosos afirmam que, muitos solos férteis nem sempre são equilibrados, mas que todos solos equilibrados são férteis (Dias, 2021), e as plantas de cobertura são aliadas no equilíbrio dos solos e melhoria das características físico-químicas do mesmo, trazendo inúmeros benefícios além destes citados acima, garantindo assim sucesso na produção da sua lavoura. Procure um de nossos consultores e/ou revendas parceiras e conheça entre as diversas opções de mix para cobertura Green Cover, o que irá se adaptar perfeitamente a sua lavoura, e os inúmeros benefícios que os mix de cobertura iram agregar em sua produção.

Por  Tiago M. Valente –  Supervisor de Desenvolvimento de Mercado
Zelar/Gmax